Procon mostra variação de até 160% nos preços nos ovos de Páscoa

imagem extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento
 
O consumidor deve ficar atento e pesquisar preços na hora de comprar ovos de Páscoa em Campinas. A variação de preços de um mesmo item em estabelecimentos diferentes pode chegar a até 160,84%, conforme constatou a pesquisa realizada pelo Procon Campinas em parceria com a Fundação Procon e divulgada nesta segunda-feira, 14 de abril.
 
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de abril em dez estabelecimentos comerciais da cidade. Os técnicos do Procon pesquisaram 139 itens, entre ovos de chocolate e colomba pascal. Entre as colombas, a pesquisa apontou que a maior diferença foi de 104%.
 
Entre os 139 itens pesquisados, o Carrefour foi o estabelecimento com maior itens igual ou menor que o preço médio - 105 itens de 128 encontrados (82,03%);
 
A pesquisa é um guia de referência para o consumidor comparar os preços e está disponível na página principal do órgão, no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br
 
A diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães, aconselha que o consumidor compare preços, leia as informações do rótulo, verifique as condições de armazenamento desse produto, que não deve ser acomodado próximo de produtos de limpeza, de fonte de calor e de odor forte, observe se o produto está na validade, se o rótulo apresenta a identificação do fabricante ou importador e se há recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor, especialmente nos casos em que há brinquedos, cuja embalagem deve informar a idade mínima recomendável.
 
Lembrando que os ovos de chocolates que contiverem brinquedos devem possuir o selo de identificação do Inmetro.
 
Além da pesquisa, o Procon realizou uma operação fiscalizatória, entre os dias 8 e 9 de abril, em 15 estabelecimentos comerciais, e atuou dois por comercializarem produtos que não informam se há ou não glúten no produto e por comercializar brinquedos sem mensagem de advertência, respectivamente.
 
O órgão ainda disponibiliza duas cartilhas para auxiliar os consumidores na hora da compra de chocolate e pescados.
 
As cartilhas e o relatório da fiscalização estão disponíveis, em formato digital, na página principal do órgão.
 
O consumidor que detectar qualquer descumprimento da lei da relação de consumo deve denunciar ao fone 151. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 14h. Os cidadãos também podem se dirigir a uma das unidades instaladas na cidade:
 
- Poupatempo Centro- (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.
 
- Agiliza Campinas- Barão Geraldo (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo -atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
 
- Poupatempo Campinas Shopping (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.
 
- Horto Shopping Ouro Verde - (orientações, registro de reclamações e denúncias) - Rua Armando Frederico Renganeshi, 61 Jardim Cristina - atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
 
- Procon Digital - Site www.procon.campinas.sp.gov.br (atendimento conforme decreto municipal 17.910/2013)
 
 
 
14/04/2014 - 18:12
 
Compartilhe no Facebook