Procon: empresas de telefonia foram as mais reclamadas em 2013

Gráfico de atendimentos  realizados pelo PROCON
 
 
No ano de 2013, as empresas de telefonia foram as que mais geraram reclamações no Procon. De acordo com o balanço de atendimentos realizados pelo órgão durante o ano passado, o Grupo Telefônica/Vivo foi o fornecedor que mais recebeu reclamações. Ele está em primeiro lugar no ranking – abrangendo reclamações sobre telefonia fixa, móvel e TV por assinatura, com 2.812 queixas.
 
Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão o Grupo Bradesco, com 1.935 e o Grupo Itaú com 1.900 reclamações. Em quarto lugar está a empresa Net Campinas, com 1.800 reclamações sobre TV a Cabo, telefonia fixa e internet e em quinto lugar está a empresa Claro, com 1.743 reclamações sobre telefonia móvel e internet.
 
No ranking das empresas mais reclamadas em 2013, aparecem ainda as empresas Grupo Via Varejo, Oi, Santander/ABN, TIM, BV Financeira, Embratel, Sky TV, Caixa Econômica Federal, Grupo Magazine, CPFL, Banco BMG Cifra e Banco Bonsucesso.
 
A diretora do Procon Campinas, Lúcia Helena Magalhães, explica que as empresas de telefonia estão entre as mais reclamadas porque essas empresas colocam diversos produtos e serviços no mercado de consumo, mas não investem em soluções efetivas para tratar as reclamações dos consumidores.
 
 
“O que acontece, na prática, é que os consumidores procuram os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo, porque enfrentam uma série de dificuldades para resolver as suas queixas junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor- SAC, além dos problemas técnicos de sinal, cobrança de ligações que não realizaram, entre outros problemas”, disse a diretora.
 
Além do ranking das empresas reclamadas, o Procon ainda apresenta o ranking dos 20 segmentos mais reclamados com a quantidade de reclamações de cada empresa conforme a área de atuação.
 
Em primeiro lugar está a Telefonia Móvel com 3911 queixas, seguido pelas Financeiras com 3744, Bancos com 3495, Magazines com 2905, Telefonia Fixa com 2800 e Comércio Eletrônico com 2800 reclamações.
 
Durante os doze meses de 2013, o Procon atendeu 154.912 consumidores, somando atendimento presencial (53.322), telefone 151 e chat (80.508), e-mail (12330) e Procon Digital (8.752). Foram 44.640 queixas formalizadas em 2013.
 
“Vale ressaltar que o índice de resolução de reclamações no Procon de Campinas no ano passado atingiu 92,66%”, afirmou a diretora.
 
O Procon, em 2013, começou a ampliar também os canais de atendimento ao público, com a inauguração de dois postos descentralizados: um no Horto shopping do Terminal Ouro Verde e outro no Poupatempo do Campinas Shopping. Mais recentemente, o atendimento presencial na região central da cidade saiu da sede do Procon e passou a ser realizado na unidade do Poupatempo da Avenida Francisco Glicério e um posto fixo no distrito de Barão Geraldo.
 
 
Educação para o Consumo
 
 
Receber reclamações contra empresas que desrespeitam os direitos do consumidor não é a única atribuição do Procon Campinas. Para a diretora Lúcia Helena Magalhães, tão importante quanto reclamar é informar ao consumidor e ao fornecedor os seus direitos e deveres na relação de consumo. “Ao longo do ano, elaboramos boletins, cartilhas, cartazes, realizamos pesquisas de preços para orientar principalmente o consumidor sobre os seus direitos e como exercê-los corretamente frente a um problema consumerista”, explica a diretora.
 
Ao todo, o Procon divulgou aproximadamente 5 mil cartilhas, entre impressas e em formato digital, 47 boletins eletrônicos, orientações via redes sociais, notícias no portal da Prefeitura e no site do Procon, realizou 5 palestras e publicou 14 pesquisas de preços durante os doze meses de 2013.
 
O site do Procon sobre Educação para o Consumo recebeu 566.354 visualizações e 196.564 visitas.
 
 
Fiscalização
 
 
As equipes de fiscalização do Procon fizeram no ano passado, 3.825 visitas a estabelecimentos, que geraram 1.212 autos de infração, 63 autos de constatação e 789 notificações. Nas diligências fiscalizatórias, a equipe verificou, entre outras práticas, a data de validade dos produtos, o cumprimento de leis de atendimento preferencial (idosos, doadores de sangue e de medula óssea), tempo de espera na fila do banco, existência de um exemplar do Código do Consumidor e o cartaz do Procon com o telefone.
 
 
Dia do Consumidor
 
 
A divulgação do relatório de atendimento de 2013 faz parte das atividades desenvolvidas pelo Procon para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março). Entre outras atividades da data, o Procon inaugurou o posto de atendimento descentralizado de Barão Geraldo na última quinta-feira, com previsão de atendimento de 7 mil pessoas/ano, levou as duas unidades móveis na quinta e sexta-feira (13 e 14 de março) para a Praça da Concórdia, região do Campo Grande e dará inicio ao atendimento da unidade móvel, a partir desta semana, no Portal Turístico, região de Sousas. O Procon atenderá nessa região toda sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Confira o balanço de atendimentos do Procon em 2013 na página http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.
 
 
 
18/03/2014 - 10:24
 
Compartilhe no Facebook