Procon de Campinas realiza palestra sobre consumo consciente para crianças

imagem gibi turma da mônica

 

Os técnicos do Procon de Campinas realizaram na tarde desta sexta-feira, 1º de abril, as duas últimas das quatro palestras voltadas para 300 crianças da LBV (Legião da Boa Vontade) do bairro Vila Rica em Campinas. O tema abordado nas palestras é consumo consciente.

 

Com perguntas como “ dinheiro compra tudo?”, “ o que o dinheiro não compra?” , “o que é mais importante: ter ou ser?” e “porque eu peço as coisas aos meus pais ou responsáveis?”, os técnicos vão fazendo com que as crianças observem seu comportamento e que possam assimilar o tema de forma lúdica.

 

A ideia do projeto é formar uma nova geração de consumidores que vão pensar nos aspectos sociais, ambientais e econômicos do consumo.

 

Nos primeiros encontros, os técnicos do Procon perceberam que as crianças têm familiaridade com cartão de crédito, mas que os pais precisam desde cedo ensiná-las sobre educação financeira e principalmente sobre o funcionamento do cartão.

 

É necessário explicar aos pequenos que o cartão de crédito requer o pagamento da fatura no mês subsequente, para que não fique na mente da criança que, pelo fato de ser um cartão magnético, não há dinheiro envolvido na transação e consequente pagamento”, comenta o diretor do Procon, Ricardo Chiminazzo.

 

Além da apresentação, os técnicos procuram utilizar jogos e dinâmicas para auxiliar a absorção do tema pelas crianças e, ao final, distribuem os gibis da campanha com a Turma da Mônica.

 

Temos percebido que as crianças estão apreendendo muitos conceitos e até exigindo uma nova postura dos pais”, afirma o diretor do Procon.

 

Os consumidores que quiserem receber os gibis da turma da Mônica podem comparecer em qualquer posto de atendimento do Procon e solicitar o seu.

 

 

 

01/04/2016 - 15:30