Procon Campinas estimula a educação financeira com planilha e cartilha

imagem extraída do google marcada para reutilização - pixabay.com
 
 
Atento ao fato de que os índices de inadimplência do consumidor cresceram nos últimos meses, o Procon Campinas disponibilizou em sua página na internet um material que tem por objetivo auxiliar as pessoas a organizarem suas contas e evitar o superendividamento.
 
O material é composto por um modelo de planilha para planejamento do orçamento familiar e uma cartilha com dicas e informações para auxiliar as pessoas na estruturação de um planejamento anual.
 
O informativo fornece o passo-a-passo para a pessoa identificar a realidade da sua vida financeira com todas as receitas, ganhos e gastos. Orienta a reservar parte do salário para eventualidades e, até mesmo, estabelecer metas para realizar sonhos. Dá dicas também sobre consumo responsável e cuidados com cartões de crédito e boletos. Traz, ainda, informações sobre como economizar, como comprar e como negociar dívidas, entre outras.
 
Já a planilha segue o modelo clássico com espaço para que receitas e despesas do orçamento doméstico possam ser anotadas. Nesses campos devem ser registrados os dados referentes a todos os membros da família.
 
A planilha e a cartilha podem ser acessados pelo link http://www.procon.campinas.sp.gov.br/planilha-or-amento-familiar-0 .
 
Segundo o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, os consumidores que gostam de usar tecnologia podem encontrar diversos aplicativos para celular, gratuitos, que auxiliam no controle dos gastos domésticos.
 
“Não importa o meio. O importante é que o consumidor adquira o hábito de fazer todos os registros em uma planilha, inclusive os gastos com café, balas e lanches para que ele saiba o impacto que esses itens têm no orçamento mensal”, explica o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo.
 
Pesquisas
 
Alta do dólar, da taxa de juros e do desemprego são alguns dos fatores que chamam a atenção do Procon Campinas para o risco de o consumidor se envolver com o superendividamento.
 
De acordo com pesquisa da Serasa Experian, divulgada em abril passado, a inadimplência do consumidor subiu 15% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação mensal – março x fevereiro de 2015 – o índice também teve leve alta de 0,2%. Na relação interanual – março de 2015 x março de 2014 – o indicador cresceu 13,4%.
 
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia e outros) em todo o país.
 
Educação Financeira
 
Além de disponibilizar cartilha e planilha na internet, o Procon Campinas investe também em palestras sobre o tema.
 
Em abril, por exemplo, técnicos do órgão proferiram a palestra “Os direitos do consumidor no cotidiano e educação financeira”. Voltado para servidores públicos municipais, o curso versou sobre situações que causam dívidas, formas de economizar e como administrar o orçamento doméstico.
 
No mês de março, em razão das comemorações do Dia dos Direitos do Consumidor, o Procon Campinas realizou uma série de palestras na Legião da Boa Vontade(LBV).
 
Em 4 encontros com turmas diferentes, as palestras foram direcionadas a crianças, adolescentes, pais e educadores da LBV.
 
As instituições públicas e privadas interessadas nos cursos e palestras desenvolvidos pelo Procon de Campinas devem entrar em contato com a equipe pelo telefone 2116-1036.
 
 
 
11/05/2015 - 09:49
 
121