Procon de Campinas divulga pesquisa de preços dos brinquedos

imagem extraída do google marcada para reutilização - pixabay.com - imagem de uma menina  com vestido em roxo e cabelo loiro com fundo em verde, amarelo e azul

O Procon de Campinas divulgou nesta quarta-feira, 8 de outubro, pesquisa de preços de brinquedos e produtos para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. O levantamento foi feito em parceria com a equipe do Núcleo Regional de Campinas da Fundação Procon-SP.

A pesquisa comparou 72 itens, entre bicicletas, bonecas/bonecos, jogos, massas de modelar etc. Entre os oito estabelecimentos, as Lojas Americanas e o Walmart apresentaram a maior quantidade de produtos com menor preço.

Entre os produtos pesquisados, o que apresentou maior variação de preços, 119,49%, foi o jogo Perfil 4 da Fabricante Grow. O maior preço encontrado foi R$ 89,99 e o menor R$ 41,00.

A tabela com com a pesquisa completa está disponível no site do Procon de Campinas, no www.procon.campinas.sp.gov.br. Na página, o consumidor também encontrará uma cartilha com orientações para o momento da compra.

De acordo com diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, o objetivo da pesquisa é oferecer uma referência para o consumidor que, a partir deste estudo, pode fazer uma compra mais consciente. “Tanto a pesquisa quanto a cartilha visam orientar os pais e responsáveis nas compras dos presentes para o Dia das Crianças. É importante observar as variações dos preços, mas também as orientações que constam na cartilha, como cuidados com garantia, prazos de entrega e troca de produtos”, disse.

Quanto aos preços, o Procon de Campinas orienta os consumidores a pesquisarem os diferentes estabelecimentos levando em conta o valor total, as formas de pagamento, a comodidade e as vantagens oferecidas nos diferentes locais.

Outra questão importante é a segurança do brinquedo, que deve trazer, na embalagem, a indicação de idade e o selo de certificação do Inmetro. Outras informações estão disponíveis na cartilha.

O Procon Campinas disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
Unidade Horto Shopping Ouro Verde - Rua Armando Frederico Renganeshi, 61 Jardim Cristina - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Telefone 151 (exclusivo para Campinas-SP) - Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado, das 8h às 14h.

PROCON Digital - Site www.procon.campinas.sp.gov.br.(atendimento conforme Decreto Municipal 17.910/2013)

Poupatempo Centro - Av. Francisco Glicério, 935, 1º Andar - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo Campinas Shopping - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado, das 8h às 14h.

Agiliza Campinas - Barão Geraldo -Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

08/10/2014 - 16:56